Dúvidas Frequentes

Para melhor auxiliar você em dúvidas simples, disponibilizamos abaixo algumas perguntas e respostas sobre os exames mais comuns.

Mas vale lembrar que pode haver especificações diferentes de pessoa para pessoa ou conforme orientação médica.

Sempre procure se instruir com o seu médico ou vá há uma unidade do laboratório com seu pedido em mãos. Assim, poderemos orientá-lo melhor.


Água Quebra o Jejum?

Não. Água pode ser ingerida normalmente, de acordo com o hábito do paciente.

Outra pessoa poderá tirar meus resultados sem o protocolo de atendimento?

NÃO. Apenas alguém portando o protocolo de atendimento ou a identidade do paciente poderá retirar os resultados.


O teste de gravidez pode ser feito com quanto tempo de atraso menstrual?

O exame de gravidez realizado no Laboratório Celso Matos é a dosagem do BHCG (teste quantitativo). O nível desse hormônio se eleva a partir dos primeiros dias de gestação. Sendo assim, o exame pode ser realizado a partir do 1º dia de atraso menstrual, mas vale reforçarmos que o diagnóstico de gravidez é dado somente pelo médico. O exame é para auxiliá-lo no diagnóstico.


Posso tomar meus medicamentos normalmente?

Medicamentos de uso contínuo não devem ser interrompidos para não alterar a rotina do paciente. Mas remédios de uso temporário como antibióticos e os anti-inflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes do exame.


Posso fazer exercícios físicos antes da coleta?

Não é aconselhável. Os exames laboratoriais são padronizados para a realização em condições ideais. É o que os médicos chamam de condições basais. Exames feitos após esforços físicos terão eventualmente valores diferentes dos que você tem.


Posso ingerir bebida alcólica?

Não. O consumo de qualquer bebida alcoólica (vinho, cerveja, uísque) na véspera da coleta é suficiente para elevar os níveis do triglicérides, alterando os resultados. O álcool também altera muitos outros exames, como colesterol ou gama glutamil transferase. O ideal é ficar pelo menos três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica antes de realizar a coleta.


 

Ainda tem dúvidas?

Entre em contato.